Seguidores

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Pintural Gestual - Condor

Vamos falar de pintura gestual.

Rosas gestuais, de Jacy Gordinho

A pintura gestual foi desenvolvida na década de 1940, em Nova Iorque, Estados Unidos. Sua maior característica é ser totalmente baseada nos gestos e movimentos dos braços e mãos para ser feita, não utilizando riscos ou outros modelos prontos. Esse tipo de pintura tem suas raízes na cultura chinesa e japonesa, onde toda a escrita é feita com pincéis, por meio de gestos.

Para ser executada, a pintura gestual demanda muito estudo, tanto dos movimentos a serem feitos, quanto da forma de se segurar o pincel, e ainda, do objeto a ser pintado. É uma ótima técnica para retratar flores, paisagens, árvores e outros elementos naturais, e ainda uma forma de se otimizar o trabalho: a pintura gestual demanda muito menos tempo para ser terminada do que outras técnicas. Dessa forma você consegue pintar mais peças em menos tempo!

Com os pincéis certos, de uma a 4 cargas de tinta no pincel e as pinceladas executadas de forma correta, você consegue resultados maravilhosos! A pintura gestual pode ser feita em qualquer superfície, e dependendo da base os pincéis indicados podem ser adaptados.
E agora, os pincéis indicados:




Linha Konex
Pincel Ref. 422, número 2 – Pincel liner, para linhas finas a médias e acabamento;
Pincel Ref. 424, número 10 – Pincel chato;
Pincel Ref. 425, número 14 – Pincel redondo;
Pincel Ref. 427, número 16 – Pincel chanfrado;
Pincel Ref. 429, número 12 – Pincel striper;
Pincel Ref. 444, número 12 – Pincel faca;

Com cada formato você consegue efeitos específicos com mais facilidade, mas o mais importante são as cerdas sintéticas, macias que possibilitam uma boa distribuição da tinta. Para ver vídeos de cada pincel, acessem o site da Condor !

Fonte : http://www.condor.ind.br/blogpintura

Um comentário:

  1. adorei o seu blog vc poderia me dar uma dica de pintura gestual em pano de prato grata HELENA

    ResponderExcluir